Thursday, August 30, 2012

O primeiro passo

O primeiro passo é aceitar. Até mesmo se demora a aceitar que temos que aceitar. Por muito se passa até que nos acostumamos com essa ideia, mas chegamos a um ponto onde a única saída é ter consciência de que o primeiro passo é aceitar.

Não digo que não haverá dor, pois seria mentira. Existe dor em qualquer despedida, em qualquer saudade, em qualquer queda, em qualquer pedaço que se quebra. Haverá também solidão, angústia, haverá tantos momentos em que você pensará que não irá resistir, que o mundo te sufocará e uma vontade enorme de desistir vai te consumir. Mas então temos que decidir se vamos controlar nossas dores ou deixar que elas nos controle.

Pela nossa trajetória na vida tivemos, temos e ainda teremos momentos em que nos encontraremos perdidos. É assim para todo mundo, sério. Quando alguém diz que o sofrimento é opcional tenho uma enorme vontade de gritar algo como: _NÃO É VERDADE! Não existe um botão em nossa alma de liga/desliga para podermos escolher quando sorrimos ou quando choramos. É a ordem natural das coisas que nos dita isso. Se hoje estamos machucados, vamos chorar. Se hoje ganhamos um abraço, vamos rir. Ora, qual o erro disso?

As pessoas têm medo de sofrer, de dizer que hoje não é um dia legal. Por quê? Ninguém será melhor ou pior que ninguém por ter sentimentos. Todos querem mostrar ser fortes demais, querem esconder suas lágrimas, ser donos de si mesmo, mas esse é justamente o caminho errado. Por que negar a si mesmo? A dor se torna maior quando é negada. Não é fraqueza alguma demonstrar que é humano. E somos justamente isso: humanos! Não somos uma monteira de parafusos, somos todos SENTIMENTOS.

Se precisar, abrace alguém hoje. Peça um pouco de atenção para um amigo, para um familiar, para Deus, para alguém que possa realmente te ouvir. Não conseguimos sempre guardar tudo dentro da gente. Por isso choramos; para limpar nossa alma das mágoas e dar espaço para coisas boas. Levar o que estamos sentindo para fora faz bem, nos faz aliviar de toda pressão e nos faz pensar melhor sobre a vida. Ouvir você mesmo, ouvir nossas próprias palavras nos provê um melhor entendimento de tudo. Mas de maneira alguma guarde todo esse peso para você! Não será vergonha, pecado, erro se livrar de um pouco dessa carga. Assim você poderá sentir realmente seus pés no chão, poderá ver o peso do fardo que aguenta carregar, admitir seus pontos fracos e perceber que para correr uma longa trilha é necessário antes se preparar.

E não se sinta triste por estar sozinho agora, pois lá na frente seu amor estará acumulado para outra pessoa. Então tudo será melhor: os beijos serão mais doces, os abraços mais apertados, os carinhos mais ternos, as palavras serão mais sinceras. Quando for novamente a hora AME, mas ame melhor, faça o bem, seja diferente! Quando for a hora prove a você mesmo que aquele seu passado turvo se foi, que hoje você é uma pessoa melhor, mais bondosa consigo mesma. Quando ela chegar você saberá. Quando você responder as suas perguntar tudo estará em ordem para que você possa recomeçar. E recomece do zero, uma nova estória, com sinceridade e veja que a vida nos oferece uma chance a cada minuto que se passa.

Agora você precisa cuidar de si mesmo. Deve assumir que dentro de ti existem várias coisas fora do lugar, deve ver que talvez o problema não esteja lá fora, no mundo, nas outras pessoas, mas sim em você. É necessário ter um tempo para averiguar os danos que vem causando a você mesmo e o tempo que levará para consertar tudo. Ninguém é perfeito. Ninguém é sempre calmo, humilde, forte e está em paz a todo momento. Como disse, somos humanos e é certo, que por mais que queremos, nossas maiores qualidades irão fraquejar alguma hora. Mas que isso não sirva como um desânimo, a vida é feita de altos e baixos. Hoje podemos estar bem, amanhã não. Aceite isso.

Não há como ser pleno com alguém não sendo pleno contigo. Afinal, como você pode dizer que dará felicidade a alguém se próprio não consegue si dar? De onde irá conseguir tirar amor se não existe uma fonte? Como saciar a sede de alguém se você não lhe trás água? Então, converse consigo mesmo. Pergunte-lhe onde estão todas as coisas maravilhosas que existem dentro de cada um. Mesmo que você não as veja agora, em algum lugar estão. Talvez estejam apenas escondidas, empoeiradas, ocultadas de alguma maneira por toda essa tempestade de areia que o sofrimento faz trazer.

É uma luta diária. Uma luta com o pior e mais forte inimigo que poderia existir: você mesmo. Digo-lhe que existirão mais pessoas para vir lhe dar uns bons tapas do que aquelas que lhe darão conforto. A nossa jornada se engradece de calma, humildade, paz, fé e força desta maneira, não aprendendo o quanto nós podemos bater, mas sim o quanto aguentamos apanhar. Seja bom com os outros e consigo mesmo. Coisas boas SEMPRE atraem coisas boas, uma vez ouvi de um anjo. Tudo é uma questão de tempo. Mais importante do que a velocidade, é a direção para qual se caminha, anote isso. E de maneira alguma se desespere! Cegamo-nos quando temos raiva, quando estamos tristes. Quando uma ovelha está prestes a cair no precipício, sempre haverá um bom pastor para guiá-la de volta ao caminho certo. Coloque amor na sua vida, coloque um sorriso no seu e no rosto do próximo, fale mais palavras boas durante o dia. É uma luta diária! Ser forte é difícil, mas compensará! Passar por cima dos problemas é difícil, superação é, viver é, mas no final TUDO, eu digo TUDO dará certo. Acredite!

O primeiro passo para viver a vida é aceitá-la.

Gabriel Costa
30/08/2012 - 01/09/2012
Acredito no amor acima de todas as coisas. Só ele lhe trará a paz.

1 comment: