Thursday, December 6, 2012

Acontece

     Quando uma pessoa tentar dar dois passos ao mesmo tempo, com certeza cairá. Na meta de atingirmos nossos objetivos a calma é virtude. Dando um passo de cada vez teremos certeza de onde estamos pisando. É preciso humildade para reconhecer que nem sempre podemos dar 100% de nossa capacidade e digo que nem sempre é necessário ser tudo isso: devemos ser o suficiente. Quando aprendermos que a perfeição é um simples sorriso satisfeito, vamos estar em paz. A cada dia temos que nos prender à nossa fé, seja no que for; ela nos move e nos dá certeza que não estamos sozinhos.
     Aprendi que dentro nós existem coisas maravilhosas que por muitas vezes nos passam despercebidas. Pessoas vivem uma vida inteira e são incapazes de lapidar essa fina pedra. Próprios nos ofuscamos com lamentações, fraqueza, angústia e dessa forma, não vemos o quanto somos fortes.
     Temos a força para superar nossos desafios, superar nossas lágrimas, a força para superar nossa solidão. Mesmo depois de tanto cair, tanto apanhar, ainda conseguimos nos levantar, sacudir a poeira e seguir em frente. Somos fortes e maravilhosos. Olhe dentro de você e veja isso também.
     Dentro de cada um há uma pequena fonte, porém que nos provê justamente o que necessitamos: nem mais, nem menos. Exigir mais de sua generosidade é egoísmo, querer que de onde existe feno saia lã. Querer ir além de sua capacidade é comprometer o sistema inteiro, sua paz, estabilidade, a certeza que sempre haverá de onde beber se mantido em tranquilidade. Ir além não é ultrapassar sua real capacidade, mas sim se declarar fraco e ver seus limites. Aceitá-los. Ir além transpõe o estado físico para que se engradeça a alma. Ao perceber que é necessário sempre melhorar algo, buscar não a perfeição, mas sim o equilíbrio, começará então o caminho para ir um passo à frente. 
     A vida segue o ciclo incessante do início, meio e fim. É assim para mim, será assim para todos. Cabe a você, então, decidir se deixará seu corpo ao chão ou se levantará, para estar pronto para levar mais uma surra. Tudo é parte de um grande aprendizado. Tudo faz parte desse mundo. Tudo é vida.
     O caminho é igualmente prazeroso e importante, como a conquista. Talvez até mais. Ao se atingir um objetivo, talvez sua vontade cesse e o interesse se esvai, entretanto em seu percurso toda força e desejo existentes são poucos. Aprenda a valorizar a caminhada cotidiana. Aprenda a não ansiar tanto o pódium de chegada, mas também as lutas necessárias para que se chegue lá. Dê valor ao agora e veja o que se ganha com ele. Ontem ou amanhã são apenas ideias, e muitas delas lhe afligem e torturam a alma, ao invés de lhe preencher com os júbilos de hoje.
     Acontece que a vida continua boa, mesmo você achando que não. 
     Acaba que o céu continua azul, mesmo parecendo ser a vida um filme em preto e branco. O tempo ainda vai ditar seus passos, apesar você querer parar para um pouco respirar. Acontece que a vida continua maravilhosa de todas as formas, mesmo se você não conseguir se encaixar em nenhuma. As palavras continuarão a ser ditas, você querendo ou não se prender no silêncio. A felicidade continuará abraçando os corações, mesmo querendo você se agarrar à tristeza. O ciclo natural do mundo engolirá, cedo ou tarde, todas as suas atuais crenças e fará que seus olhos percebam uma outra realidade; uma em que seu coração deitará satisfeito, não reconhecendo mais a que passou.
     Acontece que aquela pessoa que não lhe estendeu a mão agora procura a quem se agarrar e você, em sua brava caminhada, descobriu ser forte e seguro porto. Aquela que lhe disse "não é possível" será apenas alguém que perdeu a fé nela própria e não em ti; agora, a crença em você mesmo é indestrutível. Os antigos erros não são mais fonte de angústia, mas sim um postal de um lugar do passado lhe dizendo "veja, você mudou". O que lhe disse "você não vai mudar" vive em sua própria prisão, incapaz de se libertar e sorrir. 
     Acontece que sua luta não foi e nunca será em vão, se for verdadeira e seguida com virtude e verdade. Em sua trilha, ao encontrar a felicidade, o amor e a paz, não guarde somente a si, mas distribua ao mundo. Fale sobre o que viveu e faça com que os angustiados enxerguem o caminho. Você sofreu muito, agora é hora de ser feliz. Esse passo não é fácil. Descansar nos braços da angústia e se aconchegar nas carícias da tristeza é tarefa que não requer esforço. A felicidade sim; é uma aventura, a maior, estrada onde haverá os mais árduos obstáculos.
     Mas não importa o quanto demore, se hoje ou no final de sua existência, a procura da felicidade é a busca que mais vale a vida. A pergunta que mais vale questionar. A verdade que nunca será caluniada. A felicidade é encontrar si mesmo. Aconteça o que acontecer.
     Acontece que a vida continua.


Gabriel Costa
06/12/2012

2 comments: