Friday, April 5, 2013

Deixa isso pra trás rapaz

                Eu sei – na verdade todo mundo sabe. Vai chegar um momento em que vamos nos perguntar “Não era pra ser para sempre?” E junto dessa pergunta vem a indignação, a raiva, o desespero, aquela vontade de pegar o mundo pelas beiradas e sacudi-lo bem forte: “Por quê? Por quê?” E sabe o que ele vai te responder? Nada. Exatamente isso; ele não dirá uma única palavra em resposta aos seus apelos. Não por maldade, ou egoísmo, mas pelo simples fato da vida continuar seu rumo natural. É a forma como Deus age: silenciosamente. Mas ainda te digo mais; os atos silenciosos são os melhores e mais efetivos. Eles chegam no meio da noite como uma carícia que afaga seu rosto e seca suas lágrimas. Eles não precisam de testemunha além de você mesmo, não exige demonstrações nem cobra preço algum. Sabe por quê? Porque ela é a verdade pura, e contra essa verdade não existem opositores.
                Sobre o tempo? Deixa que ele tem sua própria maneira de trabalhar. Desde sempre está nesse ofício. Quem dirá não ser difícil para ele também? Assim como ele leva, ele trás. De todas as maneiras existe uma compensação. Saber esperar é uma virtude – que poucos têm. Eu mesmo sou um jogador teimoso que conhece as regras, mas não as aceita. Certa vez li que “saber aceitar não é um talento que se tem ou não se tem, mas uma resposta que se aprende”. Parecem fatos contraditórios, o tempo e o esperar. Como se fossem dois bons irmãos que brigam todo momento. Um quer isso, outro quer aquilo. E no meio dessa briga apanha coração, apanha razão, apanha orgulho, apanham todos ao redor dos dois. Entretanto, são melhores amigos, como ninguém pode ser. Complementam-se como o final da noite e o começo do dia, onde existem mutuamente em um acordo magistral. Como o olfato e o paladar, responsáveis pelo gosto que essa vida tem.
               Nesse meio tempo existirão tantas outras tentativas das quais por um momento vamos pensar ser a certa, entretanto não vão passar de uma pequena lousa de porcelana que se quebra fácil porque nesse meio tempo ainda não reaprendemos como cuidar de peças finas. Ainda temos os dedos trêmulos, sem jeito, temos vergonha de nós mesmos por ainda viver com um pé na estrada que ficou para trás e já faz uma longa curva. E vamos tentar mais uma vez, e de novo, e aquela outra e nada. Seremos um desesperado no meio do mar, tentando nadar até a praia, mas quanto mais braçadas damos mais nos afogamos. A praia está um pouco longe agora. Perde-se a força e o que nos resta fazer é deixar que a maré nos leve.
                Mas então em um momento vamos estar cansados disso tudo. Estaremos cansados das outras coisas e lembraremos que não nos cansamos conosco mesmo. Não brigamos com a gente, não nos aconselhamos, não nos abraçamos mais, não nos reparamos enquanto perdíamos nosso tempo olhando para o mundo lá fora. O mundo aqui dentro é muito mais bonito, pois é o nosso mundo. “Deixa isso pra trás rapaz” um dia você se pega dizendo, aprendendo mais sobre você mesmo. Se foi o fim do mundo, então que comece novamente. Existe um recomeço para tudo, não é mesmo? E quem perde a disposição para recomeçar vive em meio seu próprio lixo e escombros. Quem nunca deu uma segunda chance está condenado a viver uma mentira. Deixa isso pra trás.
                Os meus melhores momentos foram nos de tristeza porque neles foi quando o gosto da felicidade me foi mais doce e me fez mais falta. Foi quando tive certeza de que preciso ser feliz, mais do que ser triste. Se hoje sou um pouco mais egoísta por me preocupar mais comigo? Sim, e não sinto culpa, vergonha ou peso algum em carregar essa verdade. Egoísta por olhar menos para um mundo com pouco amor e desviar a atenção para dentro de mim mesmo, onde tudo é amor. Sim, se isso é egoísmo, sou um grande egoísta. Mas é a maneira como as coisas têm que ser. De alguma maneira a vida tem que continuar.
                Deixa isso pra trás rapaz; o medo, a falta de disposição, a ideia que uma vida é trocada por outra, a ideia de que você não é um cara bom. Você é! Tão bom quanto pode ser e você sabe disso. Pare de se preocupar em mostrar isso para o mundo porque quem merece saber, sabe. Não gaste o que você tem com quem não o merece, de verdade. Só vai te corroer e acabar com você, meu amigo. O medo? Vai com ele mesmo, o que é que tem? Talvez seja sua única companhia durante os próximos anos. Agora levante e dê o primeiro passo. Na verdade, você já deu tantos primeiros passos. Você acha realmente que eles são melhores que você, depois de tudo por que passou? Está precisando pensar ultimamente garoto.
                O que te pertence já é seu e muito ainda será. Entretanto o mundo é daqueles que o ganham; com ideias, com luta, com lágrimas. Então esse mundo também é seu, porque as ideias, as lutas e as lágrimas foram suas. Você sabe o que te custou e ainda custará mais. Você acha que hoje foi sua pior batalha? Espere até quando tiver que segurar o teto sobre sua cabeça. Aproveite e ganhe o mundo agora. Siga meu conselho: estude para a próxima prova, escute uma boa música nos seus dias de tristeza, esqueça porque ela não vai voltar ontem, hoje, nem amanhã, passe por cima dos seus medos, cuide dos bons amigos, da família, de você, dedique-se a quem a ti se dedica e o maior conselho de todos: deixa isso pra trás rapaz. Só vai te fazer bem.


Gabriel Costa
05/04/2013

2 comments:

  1. Muito, muito bom mesmo . Feito pra mim !

    ReplyDelete
  2. Aquela conversa foi a melhor q eu tive nos ultimos tempos.... Vc me surpreende as vezes.

    ReplyDelete