Sunday, February 9, 2014

Coincidências e destino

          Acredito menos a cada dia. Menos nessa coisa de destino, de passos traçados. Não vejo mais sentido esperançar meu destino baseado em algo que nem sei, não conheço, não tem forma. Hoje, acho mais certo acertar um caminho no escuro, de olhos vendados, mãos atadas, do que esperar que ao acaso repentinamente tudo se ajeite. Não. Acredito menos que a cada dia as coisas se encaixem por que deviam assim ser. Encaixaram-se porque assim fizemos.
          Creio na capacidade de cada um. Em sua vontade; essas sim são forças temíveis. O destino é palavra inventada apenas, figuração de estado. Criação de quem necessita de crenças. Todos necessitam de crenças. Criei as minhas e para isso tive que apagar tantas outras. Onde estou melhor? Acho que nas duas épocas; todos os meus conceitos, em qualquer parte de minha vida, me deram motivações suficientes para seguir em frente, manter os pés no chão, o foco em meus sonhos e força para cumprir meus objetivos. O importante, o que teve valor, foi o sentimento com que me preencheram e não definições filosóficas.
          Vejo o que ficou para trás e sei mais do que nunca que são resultados de minhas escolhas. Deus não me castigou pelos amores perdidos, ou pela oportunidade que não aproveitei, pelos amigos desencontrados, pelas lágrimas derramadas, pelas dores da alma e do corpo. Como passei tanto tempo acreditando nisso? Meus sucessos foram maiores e melhores quando assumi o leme. Meus encontros foram certeiros quando tive consciência da plenitude de minhas ações; meu ser se inteirou de suas responsabilidades. Tenho o poder e a força, a vontade. Apaguei o estigma do mau destino que pensei que a mim foi imposto.
          Meu destino traço a cada manhã, começo meus sonhos quando estou acordado. Conserto as coisas pedindo desculpas, tentando mudar, transformar, alterar a ordem dos fatos, mudando meu caminho, minha maneira de ver o mundo. Não espero que uma ferida se cure pelo simples passar do tempo; tenho que me nutrir bem, cuidar, ter atenção. Confio no tempo, mas não como confio em Deus. O tempo é um amigo e os amigos nem sempre podem fazer tudo por nós. É uma excelente companhia, sábio, tranquilizador, tem um poder enorme. Entretanto, temos que ter grande autonomia de quem somos e queremos ser. É necessário confiança em si mesmo.
          Deus tomou uma forma diferente depois que aceitei tudo isso. Na verdade, Ele me ensinou. Aprendi que somos abençoados com novas oportunidades de evoluirmos a cada reencarnação. Ele nos deu a chance de sermos melhores, demore o tempo que demorar, mas teremos todos a oportunidade de estar ao Seu lado um dia, gozando da maior felicidade e paz que pode existir. E de lá, também ajudaremos quem precisará. Daremos conselhos, empurrões, oraremos, daremos suporte, mas com consciência da individualidade de cada um e sua necessidade de caminhar com os próprios pés para chegar ao de final comum a todos. Evoluimos inevitavelmente.
          E como pensar em destino, em coisas pré-determinadas antes mesmo da vida acontecer, como pensar em livre arbítrio, liberdade, ação e reação, desenvolvimento se acharmos que já está tudo pronto? Ter a certeza de que chegaremos em um lugar sem termos andado o completo caminho? Onde estaria a sabedoria e bondade de Deus se assim fosse? Como iríamos evoluir se Ele não deixasse que seus filhos tomassem seus próprios rumos, decisões, decepções, vitórias, convicções? Não. Ele fez tudo perfeitamente. A única certeza é que um dia seremos anjos. O resto ainda iremos construir, com paciência, com luta, com tempo, sabedoria, amor, amizade, paz, conhecimento e instrução. Isso é o que determina nosso "destino". Nós. Sempre se resumiu a nós.
          Ainda sou pego de surpresa falando "Nossa, que coincidência!" quando acontecem coisas maravilhosas. Mas me recomponho e apenas sorrio. "As coisas são como elas são", vou então meditando silenciosamente. Acredito, sim, que bons espíritos nos direcionam aos bons encontros, e se deixarmos nos influenciar pelos maus, o oposto ocorre. Nada tem de maravilhoso nisso; é a natureza das coisas. Acredito na atração da matéria e do etéreo, e nada fora do comum nisso se encontra; é a natureza assim feita. Somos donos com grandes responsabilidades. Temos a vida em nossas mãos. Se amanhã me esbarrar com uma pessoa e meu coração disser que aquela será meu grande amor, confiarei em minha intuição. Nada de acasos hoje, por favor. Se lhe pedir a chave, abra-me. Assim é feito do desconhecido partes de nossa história. E lhe digo que "se você não usar seu tempo para construir uma vida que deseja, mais cedo ou mais tarde será forçado a gastar mais tempo ainda para lidar com uma vida que não gosta".
          Tome o controle.


Gabriel Costa
09/02/2014
          
          

No comments:

Post a Comment